Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa

Vida Pastoral

Pastoral do Dízimo

 

"Preparando o plantio, lançando a semente, experimentando a colheita."

Quando você oferta o dízimo, sua vida é partilhada, é como se você afirma-se: "A Minha casa é a casa de Deus, e a casa de Deus é a minha casa". Ao ser dízimista você passar a ter parte na casa do Senhor e o Senhor passa ter parte na sua casa.

O dízimo não é um pagamento, a Igreja não é um comércio, não fazemos pagamento do dízimo. O que fazemos é ofertar a Deus parte daquilo que recebemos de sua bondade expressando a Ele o quanto confiamos em seu amor e sua generosidade.

Ao ser dízimista, além de estar vivendo a gratidão a Deus, você também colabora para a manutenção das atividades de evangelização da Paróquia e ainda contribui para que muitos irmãos necessitados experimentem da Divina Providência em seus lares.

Seja um Dízimista!

Coordenador: Felipe Schaefer

Horário de reunião: sempre na terceira sexta-feira do mês.

 

______________________________________________

 

Pastoral Familiar
 

Objetivo

Mobilizar a comunidade para refletir, redescobrir e promover os verdadeiros valores e a dignidade da vida e da família

Diretrizes

-  O seguimento das orientações da Igreja sobre a família será o marco norteador da Pastoral Familiar.

- A Pastoral familiar da Paróquia da Trindade empenhará todo o esforço para oferecer um serviço eficiente nos seguintes aspectos: Preparação para o matrimônio - Celebração litúrgica do sacramento bem feita - Acompanhamento de casais novos com menos de 5 anos de casados - Estímulo evangélico para os casais sacramentáveis - Acolhimento aos casais provindos de sacramentos desfeitos.

- Os valores cristãos de fidelidade, responsabilidade, intimidade, perdão, diálogo, misericórdia e solidariedade são considerados essenciais dentro do serviço de evangelização da Pastoral Familiar.

- A Pastoral familiar trabalhará na criação de uma mística familiar que mentalize, efetive ações em favor da unidade e santidade da família em cada uma das outras pastorais.

 

______________________________________________

 

 

Pastoral Catequética


Objetivo

Organizar uma catequese enfocada na formação da Fé, para levar a uma comunhão com Jesus Cristo, numa fé iluminada e fortificada, numa vida segundo o Espírito de Cristo, numa participação consciente e ativa no ministério litúrgico e numa atividade apostólica libertadora.

Diretrizes

- A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo;

- Evangelização é o primeiro anúncio do Evangelho e nos leva à conversão; Catequese é o ensinamento essencial da fé e não apenas da doutrina. É parte essencial da vida levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando  uma ação apostólica;

- A catequese tem como tarefa a iniciação global e sistemática na fé. Por meio da catequese é assimilada a doutrina e as verdades da fé que levam a um contato vivo com Cristo, tanto na dimensão pessoal como na dimensão da comunidade cristã. Não é algo improvisado, mas tem um programa completo, integral e aberto a todos os aspectos da vida cristã (CT 21);

- Sendo a catequese um processo de educação da fé em comunidade, de forma dinâmica, sistemática  e permanente, ela é fundamental como itinerário da fé em nossa paróquia. Ela visa a unidade paroquial, a integração entre família-igreja, igreja-comunidade e o compromisso com o projeto (serviço), com a verdade e a justiça, sinais do Reino já presente entre nós;

- A catequese inicial, como itinerário da fé, deverá trabalhar integrada ao SAV (despertar vocações); do dízimo (consciência da partilha); da adolescência e da juventude (maturidade da educação na fé = serviço), da solidariedade e de todas as outras dimensões da ação pastoral como unidade paroquial;

- A catequese inicial pretende, na medida do possível, superar os aspectos demasiados sacramentais, e despertar para uma caminhada, num processo de educação contínua e sistemática da fé, que acompanhe a pessoa por toda a vida, em seu crescimento integral.

- A catequese está desafiada a levar as  famílias a fazerem a experiência de Fé e Vida dentro de uma comunidade, numa catequese onde Jesus Cristo é o centro, como caminho que nos leva ao Pai e aos Irmãos, pelo Espírito Santo, tendo como fonte a Bíblia, Palavra de Deus.

 

______________________________________________

 

 

Pastoral da Juventude


Horário de reunião: encontrossemanais. Grupo Jovem Galileu: sábados e domingos,alternados,às 19h.  Grupo Jovem Porto de Fé,domingos,às 19h30.Grupo Jovem São Luiz Gonzaga,sábados,às 20h30.

 

______________________________________________

 

Legião de Maria

 

Frank Duff  foi o grande fundador da  Legião de Maria.  Sob o título de Associação de Nossa  Senhora da Misericórdia, no dia 07 de setembro de 1921,   foi  lançada a semente.

Padre Michael Toher, Vigário de São Nicolau, Frank Duff e quinze moças, reuniram-se  em Myra House para definir  as diretrizes do grupo e projetos futuros.  Uma das moças cobriu a mesa com uma toalha branca, colocando sobre ela a imagem da  Imaculada Conceição, com dois vasos  de flores e duas velas acesas. Sob inspiração divina, Padre Toher falou brevemente.

Cada  participante  aceitou  a incumbência particular de visitas aos pacientes pobres.  Prontificaram-se a  reunirem-se na  semana  seguinte  para relatarem os resultados.   Nesse dia,   elegeu-se a mais velha do grupo, como presidente da Associação de Nossa Senhora da Misericórdia.   Foi este encontro que marcou a semente e o modelo  de  milhares, mesmo milhões de outras  reuniões, realizadas em cada continente nas seis décadas  seguintes.

O  termo "Legião" abriu novos horizontes na mente do fundador.  Grande admirador das  legiões militares romanas,  via a  Legião de Maria como um exército  destinado a  estabelecer o Reino de Deus no mundo inteiro.  O Exército de  Maria usaria a "espada do Espírito", a Palavra de Deus, para substituir as armas brutais dos soldados romanos. "Os legionários esperam tornar-se merecedores de Sua excelsa Rainha", lê-se no manual da Legião, composto, mais tarde, por Frank,  "por sua lealdade,  suas virtudes, sua coragem".

Hoje, a legião de Maria, continua fazendo reuniões mensais, durante a qual, procede segundo o esquema de fundação: reza do terço, locução seguindo o manual próprio, visitas as famílias e hospitais pobres que são sabidos e conhecidos só dentro do grupo.


Coordenadora: Maria Odete
 

______________________________________________

 

 

Apostolado da Oração

 

Movimento histórico trabalha fé e obras, um exemplo de solidariedade

Movimento eclesial, que procura viver a espiritualidade apostólica e Eucarística, brotada do Sagrado Coração, fundamentada na releitura do Mistério da Paixão de Jesus.
Assim, na escola do Coração de Jesus, repousa seu programa de vida, como missionários e discípulos de Cristo, rumo à santidade, nos seguintes momentos:
• Contemplação do Coração de Jesus, suas dores no alto do Calvário, expressão máxima de Amor pela humanidade.
• A companhia de Maria, Mãe de Jesus, Casa de Ouro, que em seu silêncio, disponibilidade impar, acolheu o Verbo Encarnado.
• O movimento da abertura do lado de Cristo, revelador de nossa redenção e do qual saiu Sangue e Água, que marca o nascimento da Igreja e nos recorda a presença vital do Espírito Santo.

Horário de reunião: sempre às sextas-feiras, às 17h30

 

______________________________________________

 

 

 

Grupo Bíblico em Família

 

O GBF tem a missão especial de atualizar as experiências das primeiras comunidades, que "eram perseverantes em ouvir os ensinamentos dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações" (At 2, 42).

São quatro os símbolos para os Grupos Bíblicos em Família

Casinha - que representa os lares, lugar de partilha e oração. Onde as famílias se reúnem para celebrar a palavra de Deus.

Colcha de Retalhos - que representa cada participante com suas qualidades e seus defeitos, limites e diferenças, por isso a colcha tem quadrados com cores diferentes, para demonstrar a diversidade, que unidas, formam a beleza da criação do Senhor.

Vela - Luz de Deus que transforma e ilumina cada participante do grupo.

Bíblia - é a palavra de Deus, o centro de tudo, por isso é importante que cada integrante leve a sua em todos os encontros.

_______________________________________________

 

 

Grupo de Oração da Renovação Carismática

 

O Grupo de Oração é a célula fundamental da Renovação Carismática Católica, é a expressão máxima e principal da RCC, tendo três momentos distintos: núcleo de serviço, reunião de oração e grupo de perseverança.

Podemos também definir Grupo de Oração como sendo uma comunidade carismática que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo. Trata-se de uma reunião semanal na qual um grupo de fiéis coloca-se diante de Jesus, sob a ação do Espírito Santo, para louvar e glorificar a Deus, participar dos dons divinos e edificar-se mutuamente.

 

____________________________________________

 

 

Pascom

 

Uma pastoral a serviço das pastorais

Anunciar o Evangelho pelos meios de comunicação exige compromisso e participação de todos

Atualmente, a PASCOM conta com a participação de dois voluntários e como primeira iniciativa concretizou o sonho do jornal para informar e contribuir com a fé de cada um dos nossos paroquianos. “É extremamente importante a participação das oito comunidades da Paróquia para que consigamos fazer um trabalho sério e de responsabilidade, levando não apenas informação, mas evangelização” diz o coordenador da Pastoral, Wagner Martins Costa.

Um site para a paróquia Santuário Imaculada Conceição da Lagoa também está em processo de construção. A Pascom se insere na vida da Igreja não como uma Pastoral a mais, mas para dar maior comunicação às outras pastorais da Igreja.



 

Ação Social


 

Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Arquidiocese de Florianópolis

Rua Francisca L. Vieira, 277 - Lagoa da Conceição
CEP 88062-140 - Florianópolis/SC
Fone: (48) 3232-1972